domingo, 31 de agosto de 2008

O início que ninguém contou.

Como dito antes, a grande maioria dos filmes e livros, relatam ou se referem a um curto período de 30 anos, muito mais recente do verdadeiro iníco. Como os próprios nativos já falaram, pessoas boas e pessoas más existem em todo lugar, todas as raças, mas a crueldade e selvageria com que foram retratados, originalmente nunca foi parte da filosofia deles. Então vamos lá...

Cristovão Colombo foi quem deu ao povo local o nome de Índios, que deve ter sido uma forma prática de sintetizar todas as formas como eram chamados por vários dialetos "Indien" ou "Indianer" por exemplo, "Peaux-rouges" ou "Redskins" (peles vermelhas) veio depois.
E assim Cristovão os descreveu em carta à Rainha da Espanha... "Tão afáveis, tão pacíficos são eles, que juro a Vossas Majestades que não há no mundo nação melhor. Amam a seus próximos como a si mesmos, e sua conversação é sempre suave gentil e acompanhada de sorrisos, embora seja verdade que andem nus, suas maneiras são decentes e elogiáveis."
Obviamente isso foi tomado como sinal de fraqueza, e logo os brancos muito bem intencionados colocaram os nativos à trabalhar para eles e adotar seus costumes. E nos próximos 4 séculos (1492-1890) o povo do Novo Mundo recebeu "educação" dos europeus.
Quem fez o primeiro ato de violência? posso estar enganado, mas os registros dizem que Colombo resolveu raptar 10 de seus amistosos anfitriões, e levá-los à Espanha para serem apresentados e aprenderem mais sobre os costumes dos "civilizados", um morreu ao chegar, mas pelo menos foi batizado cristão antes, com certeza ele deve ter ficado satisfeito.
Um fato muito emblemático pode ilustrar a história que é muito longa, e comentaremos aos poucos, algo que encaramos como uma marca registrada dos Selvagens Pele-vermelhas, o ESCALPELAMENTO... pois é, eles foram apresentados à prática pelos espanhóis, que começaram a saquear e queimar aldeias, deixando para trás os mortos que mostravam as "inovações".

Nenhum comentário: