sábado, 9 de agosto de 2008

Agradecimento Iroquois (1744)

Anônimo (Iroquois)

Benjamin Franklin contava a história do texto a seguir, em um conselho entre os Iroquois e o governo da Virginia em 1744, foi oferecido aos Iroquois vagas para alguns jovens serem "educados" nas cidades. Pode-se observar a ausência de malícia, e o coração aberto com que a resposta é dada, mas que como sempre, seria uma aula para os que pudessem entender.

Nós sabemos que vocês tem muita estima pelo tipo de ensinamentos dados nesses colégios, e também pelos nossos jovens, que enquanto estivessem com vocês significariam muitos gastos e cuidados. Estamos convencidos da sua intenção de nos fazer o bem com sua proposta, e nós agradecemos de coração.

Mas vocês são sábios devem saber que diferentes nações, tem diferentes concepções das coisas, e vocês não acharão errado se nossa visão desse tipo de educação acontecer de não ser a mesma.

Nós já tivemos alguma experiência com isto, varios de nossos jovens foram instruídos nas suas ciências, mas quando eles voltaram para nós, eles eram maus corredores, ignorantes de todo significado de viver nas florestas, incapazes de resistir ao frio ou à fome, não sabiam como construir uma cabana, caçar um antílope ou matar um inimigo, falavam nossa língua imperfeitamente, não serviam para ser caçadores, guerreiros ou conselheiros, eram totalmente úteis, para nada.

No entanto nós não estamos menos agradecidos pela sua carinhosa oferta, apesar de recusá-la, e para mostrar nosso agradecimento, se os cavalheiros da Virginia nos enviarem alguns de seus filhos, nós tomaremos conta deles, da sua educação, e os instruiremos em tudo o que sabemos, e faremos deles, homens.

Nenhum comentário: